Fatos curiosos sobre os sonhos

Três pesquisas explicam por que nossos sonhos colaboram de forma intensa para nosso equilíbrio mental

3 fatos curiosos sobre os sonhos 3 fatos curiosos sobre os sonhos

Uma boa noite de sono é capaz de curar uma dor de cabeça ou até diminuir a dor de uma decepção amorosa. Dormir adequadamente é importante tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde da mente, e a ciência já provou, em mais de uma ocasião, a necessidade que o corpo humano tem dessas horas de repouso para poder reorganizar as funções vitais e nos preparar para uma nova jornada, seja de trabalho, seja de estudos, seja de exercícios físicos.

Mesmo assim, nem toda noite de sono é tranquila e restauradora como deveria ser. Algumas vezes, ao acordar, temos a nítida sensação de havermos passado as horas destinadas ao descanso em plena atividade, ainda que estivéssemos indubitavelmente adormecidos. Isso acontece porque, mesmo enquanto dormimos, nosso cérebro continua funcionando de maneira contínua, inclusive produzindo imagens e sensações as mais diversas, às quais chamamos sonhos.

De acordo com os especialistas, todos os seres humanos sonham, todas as noites, mas nem todo esse conteúdo estará disponível para o cérebro no estado de vigília.

Algumas informações acabam sendo perdidas e, por isso, algumas vezes não somos capazes de nos lembrar aquilo com que sonhamos, ainda que tentemos faze-lo imediatamente após acordar. Isso nos dá a impressão de que não sonhamos coisa alguma. Para entender melhor o universo maravilhoso no qual habitam os sonhos, confira 3 curiosidades sobre eles.

1 – Os sonhos podem te ajudar a resolver problemas reais

Sabe aquele conselho da sua avó, que dá conta de que dormir pode ser o melhor remédio para solucionar um grande problema? Pois é. A Universidade de Lancaster, no Reino Unido, descobriu que essa é uma baita verdade. Durante o sono REM, nosso córtex frontal processa as novas informações e as conecta a outras, pré-existentes em nosso cérebro. Algumas dessas conexões aparentemente sem sentido podem nos levar a encontrar uma solução para o problema, de modo que, ao acordarmos, a resposta simplesmente parece ter surgido como mágica.

2 – Nova ideias podem chegar durante o sono

Do mesmo modo que os sonhos são eficazes para solucionar problemas, eles também podem nos ajudar a ter novas ideias que colaborem em nossos projetos profissionais ou pessoais. Ao menos é o que garante Deirdre Barrett, psicóloga da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Para isso, basta concentrar-se fortemente na questão que pretende elucidar antes de dormir e, principalmente, não se movimentar assim que acordar, uma vez que isso pode “espantar” a imagem do sonho. Ao invés disso, permaneça deitada e pense sobre o que sonhou. É muito provável, segundo a psicóloga, que o conteúdo do sonho esteja relacionado à questão que você mentalizou antes de dormir.

3 – Ter pesadelos pode ser bom para a saúde da mente

De acordo com a psicóloga Rosalind Cartwright, da Universidade de Rush, também nos Estados Unidos, uma noite tensa pode acabar nos levando a um estado mental mais tranquilo, quando despertamos. Ao que parece, os pesadelos nos ajudam a lidar com situações complexas pelas quais estejamos passando na vida real. As conclusões da psicóloga foram resultado de um estudo que avaliou pessoas que estavam em processo de divórcio, verificando que aqueles que se mantinham mais tranquilos diante do problema eram justamente os que relatavam maior número de pesadelos.

 

fonte Dica de Mulher – Por Carolina Werneck

 

 

About Selma Flavio

Selma Flávio – Terapeuta Sistêmica e Vibracional – Partner Internacional Sistema Floral de Bach e outros sistemas florais, EFT (Emotional Freedom Techniques), Taróloga, Constelação Familiar Sistêmica. Formação em Pedagogia, e Educação Transdisciplinar.

Proporciona atendimentos terapêuticos, individuais e grupo, cursos e workshops, em Constelação Familiar e Técnicas Transpessoais.

Maiores informações e agendamentos pelo whatsapp
11-97387.3144 – CTN – SP nº. 0879

www.selmaflavio.com.br
Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal
selmaflavio@gmail.com

Deixe uma resposta