Contos e Lendas sobre o Filtro dos Sonhos

Vovó aranha

“Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas”.

Num dos mitos da Criação, conta-se que no inicio do mundo só havia escuridão, os povos andavam às cegas, e viviam se colidindo, uns com os outros. A vovó aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios e ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica.

 

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas

Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia :

“Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios”.

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:

“No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia”

Esse círculo é conhecido como “dreamcatcher” (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.

 

Tatiana Menkaiká 

“É a deusa relacionada à criatividade, à tecelagem, à saúde, à medicina.
Sua influência é notada nas chuvas, nas marés, no tempo de lua da mulher, nas fases da lua, em nossa intuição, em nossa luz e sombra, na vida e na morte”.

Ela simboliza as forças e o equilíbrio da natureza, Quente como o fogo do sol e fria como a água do mar. Possui a essência e a ligação com a mãe Terra, senhora dos elementos e das condições dos climas naturais do nosso planeta.

 

O Arco Sagrado

O Arco Sagrado foi utilizado simbolicamente pelos povos norte-americanos como uma forma de representar o circulo infinito que se constitui a vida. O Arco não possui começo nem fim, sendo que quando termina volta novamente ao começo, assim como as estações do ano, primavera, verão, outono e inverno que se repetem infinitamente. O arco nos trás lembranças do astral e dos astros, nos aproxima dos planetas e ao universo. Ele representa também o ciclo da vida, dentro dele se constitui a teia infinita das nossas inter-relações, representando a influencia que causamos um sobre os outros e o tanto que estamos interligados, formando um só espirito coletivo. Em nossas vidas, desde a nossa chegada até a nossa partida, conhecemos pessoas, lugares, formamos laços e vínculos um com os outros, porém o arco transcende a esfera material para as virtudes transcendentais, sendo que também formamos um vinculo com a natureza e com a mãe terra que simboliza a criação de todos os frutos que plantamos e todas as flores que colhemos. Sendo assim a verdadeira essência do arco é espiritual nos ligando as nossas raízes e nossos ancestrais, visando que todos juntos somos um.

Que tal aprender a fazer o seu?

Curso Filtro dos Sonhos

Data 22 de Agosto de 2015
Das 10h00 às 14h00.
Curso – Aprenda a construir o filtros dos sonhos e o seu funcionamento terapêutico.
A quem se destina: – Profissionais e geral, terapeutas e pessoas que querem aumentar o seu desenvolvimento pessoal, e tê-lo como instrumento de arte e cura. Podendo incorporar nos seus trabalhos terapêuticos.
O filtro dos sonhos é uma mandala de cura e proteção. Proporcionando terapia e limpeza, equilibrando nossas energias, promovendo a conscientização e a recordação de propósitos essenciais esquecidos.
Curso apostilado, com duração de 4 horas – material para confecção.
Facilitadora: Alessandra Ferraz.
Artista plástica, arte educadora transdisciplinar, produtora de arte/objeto, há 11 anos leva a sua arte para a TV, o teatro e companhias de dança.
Foi jurada artística da 15 e 16ª  edições do Projeto Internacional “Arte pela Paz”, 2013 e 2014, foi curadora em arte plásticas e fotografia no Agito Cultural da Zona Norte – 30 horas de arte e Cultura. Atualmente, se prepara pra mais um produção da A Fazenda 8 (TV Record).
Local: Rua Visconde de Itaboraí, 442 –  Tatuapé.
Idade mínima: 14 anos.
Vagas limitadas – Inscrições selmaflavio@gmail.com – 11-9.7387.3144

About Selma Flavio

Selma Flávio – Terapeuta Sistêmica e Vibracional – Partner Internacional Sistema Floral de Bach e outros sistemas florais, EFT (Emotional Freedom Techniques), Taróloga, Constelação Familiar Sistêmica. Formação em Pedagogia, e Educação Transdisciplinar.

Proporciona atendimentos terapêuticos, individuais e grupo, cursos e workshops, em Constelação Familiar e Técnicas Transpessoais.

Maiores informações e agendamentos pelo whatsapp
11-97387.3144 – CTN – SP nº. 0879

www.selmaflavio.com.br
Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal
selmaflavio@gmail.com

3 Replies to “Contos e Lendas sobre o Filtro dos Sonhos”

  1. […] Conheçam a história dos filtro dos sonhos – LENDAS E CONTOS […]

  2. Gostei muito dos artigos aqui mostrados, são assuntos interessantes e gostaria de ler mais à respeito.
    Obrigada

    1. Gratidão! Esteja sempre com a gente.

Deixe uma resposta