Ansiedade E Zumbido No Ouvido


Muitas causas de zumbido no ouvido pode ser ansiedade.

 

O zumbido no ouvido é um sintoma comum causado por uma variedade de enfermidades.

Algumas pessoas têm zumbido no ouvido por causa de uma gripe, outras depois de sair de ambientes barulhentos, como shows e clubes noturnos, e outras pessoas desenvolve o zumbido no ouvido sem nenhuma razão aparente.

O zumbido ou zunido no ouvido é uma situação incomum causada por um grande número de fatores diferentes, mas a maioria dos fatores não são graves.

Cerca de 40 milhões de pessoas só no Brasil já tiveram que lidar com o zumbido no ouvido em algum ponto de suas vidas, e cerca de 10 milhões dessas pessoas tiveram um zumbido no ouvido tão forte que foram obrigadas a procurar ajuda médica.

Muitas pessoas parecem ter esse zumbido no ouvido durante períodos de ansiedade extrema. Mas geralmente isso não parece fazer sentido. Qual é a relação entre ansiedade e zumbido no ouvido?

Causas Do Zumbido No Ouvido

Se o seu zumbido no ouvido está aumentando e ficando insuportável, procure um médico. A ansiedade raramente causa um zumbido no ouvido persistente que persiste por muito tempo. De certa forma a ansiedade pode contribuir para o zumbido no ouvido crônico, o que nós vamos explicar daqui a pouco, mas procurar ajuda médica pode ajudar.

 

Porém, é importante descartar a ansiedade como causa.

A realidade é que os médicos ainda não tem certeza absoluta sobre o que causa do zumbido no ouvido.

Existem diferentes teorias que envolvem a ativação dos folículos dentro do ouvido que causam o barulho, incluindo a forma como eles foram danificados e o fluxo sanguíneo recebido do cérebro.

O zumbido no ouvido é especialmente comum em pessoas mais velhas e pessoas que tiveram perda de audição, apesar de que, infecções no ouvido, efeitos colaterais de medicamentos e alguns problemas neurológicos raros podem contribuir para o zumbido no ouvido também.

Como Que A Ansiedade Causa Zumbido No Ouvido

Médicos e especialistas estão cientes de que a ansiedade e o estresse estão associados ao zumbido no ouvido, mas esta relação é complicada pelo fato de que muitas pessoas podem desenvolver zumbido no ouvido sem nenhuma razão aparente.

Geralmente, a maioria dos casos de zumbido no ouvido causado pela ansiedade é temporário. O zumbido tende a acontecer no pico do ataque de pânico ou ataque de ansiedade e diminuir lentamente conforme o ataque de ansiedade também diminui.

Isso leva muitas pessoas a acreditarem que o zumbido no ouvido pode ser causado por algum tipo de problema na pressão sanguínea ou pressão da cabeça. Algumas pessoas sentem o ouvido cheio durante um ataque de ansiedade, o que de fato indica que alguma coisa mudou dentro do ouvido.

Existem outras teorias relacionadas também, e todas elas podem ter uma parcela de culpa se você está sofrendo de zumbido no ouvido como sintoma da ansiedade:

Hipersensibilidade

Ansiedade causa duas coisas muito problemáticas que podem levar ao zumbido no ouvido subjetivo. O primeiro é que a ansiedade pode causar um problema conhecido como “hipersensibilidade”, que é quando você fica extremamente atento (hiper atento) em cada dor, sentimento ou sensação do seu corpo.

Isso é um problema comum em quem sofre de ataques de ansiedade e pode afetar qualquer pessoa com ansiedade.

O segundo problema é que a ansiedade pode impedir você de ignorar alguma coisa que está causando estresse em você.

Combinando os dois problemas, é possível que você tenha um zumbido no ouvido leve, quase imperceptível, mas sua ansiedade deixou você sensível demais à esse zumbido e você não consegue ignorar o zumbido por causa da ansiedade.

Muitos pesquisadores afirmam que boa parte das pessoas convivendo com zumbido no ouvido nem sabem e nem ouvem o zumbido, porque ele não é alto o suficiente e o corpo acaba se ajustando para ignorá-lo.

Agora quem sofre ou está sofrendo de ansiedade elevada pode encontrar dificuldade para se ajustar à esse zumbido.

Zumbido No Ouvido Pré Existente

Um problema muito comum ocorre se você já tinha zumbido no ouvido e conseguiu ignorá-lo. Pesquisas recentes descobriram que o estresse é um causador do zumbido no ouvido, e pode deixar o zumbido mais barulhento do que era antes.

Como ou porque ainda não é claro. É provável que a ansiedade e adrenalina causam uma mudança na pressão sanguínea que acabam estimulando ainda mais o que está causando seu zumbido no ouvido.

Independentemente da causa, isso pode deixar o zumbido tão alto ao ponto da pessoa achar insuportável.

O Zumbido No Ouvido Também Pode Criar Ansiedade

Estas são simplesmente duas das teorias adicionais. Muitos pesquisadores e médicos concordam que a ansiedade sozinha pode causar zumbido no ouvido, mas ninguém ainda encontrou uma ligação entre os dois problemas.

É altamente provável ser uma combinação de diferentes fatores. Por exemplo, a ansiedade é conhecida por colocar o corpo em estado de “alerta total” porque ele sente alguma ameaça real. Isso pode afetar a audição, e quando isso acontece, um ouvido levemente danificado pode reagir com um zumbido. Existem inúmeros possíveis fatores envolvidos.

 

O que é interessante, porém, é que muitas pessoas relatam que seus zumbidos no ouvido causam bastante ansiedade.

O zumbido no ouvido persistente impede a pessoa de viver normalmente, e em alguns casos podem influenciar na qualidade do sono. Isso acumula estresse, e se você já tem ansiedade alta na sua vida, o zumbido vai piorar ainda mais sua ansiedade.

Como Reduzir O Zumbido No Ouvido E A Ansiedade

Algumas pessoas descobriram que existe um pequeno truque para reduzir o zumbido no ouvido. Usando seus polegares e dedos indicadores, massageie seus ouvidos gentilmente.

Faça isso no ouvido, na orelha e em volta, para aumentar o fluxo sanguíneo nos sensores internos do ouvido. Para muitas pessoas, só isso já alivia parcialmente ou completamente o som do zumbido.

Porém, como o zumbido no ouvido pode ser causado por um número diferente de problemas, a melhor coisa a fazer é procurar um médico. Veja com seu médico alguma recomendação de tratamento baseada no que você acredita ser a causa do seu zumbido no ouvido.

Assumindo que seu zumbido no ouvido é causado pela ansiedade, a melhor coisa a fazer é aprender a controlar sua ansiedade, mantendo ela em níveis normais ou até mesmo eliminando completamente para evitar o desenvolvimento de problemas mais sérios.

E quanto mais você controlar sua ansiedade, menor a probabilidade de estimular os nervos que causam zumbido.

 fonte ansiedadepanico

*imagem Google

Conheça tratamento natural 


About Selma Flavio

Selma Flávio – Terapeuta Sistêmica e Vibracional – Partner Internacional Sistema Floral de Bach e outros sistemas florais, EFT (Emotional Freedom Techniques), Taróloga, Constelação Familiar Sistêmica. Formação em Pedagogia, e Educação Transdisciplinar.

Proporciona atendimentos terapêuticos, individuais e grupo, cursos e workshops, em Constelação Familiar e Técnicas Transpessoais.

Maiores informações e agendamentos pelo whatsapp
11-97387.3144 – CTN – SP nº. 0879

www.selmaflavio.com.br
Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal
selmaflavio@gmail.com

Deixe uma resposta