10 posturas de Yoga para reduzir a ansiedade


Young woman doing yoga exercise on beach near the sea at sunset in summer face is not visible

 

Se você se encaixa no perfil de pessoas ansiosas, a yoga pode resolver seu problema. A prática pode ser associada a uma limpeza do corpo e da mente, eliminando as tensões e auxiliando no combate do estresse e da ansiedade.

De acordo com os dados do World Health Mental Survey,  cerca de 30% da população de grandes metrópoles tem ou já tiveram crises de ansiedade no último ano.

Já que você não pode desacelerar o ritmo das grandes cidades, muito menos mudar o mundo, o ideal é começar de dentro pra fora. Mude a si mesmo e depois a maneira com que encara as coisas mudarão automaticamente. A prática da yoga te ajudará a encontra a paz interior e dará mais energia, além de trazer uma maior clareza mental.

Para isso, experimente as 10 posturas para te ajudar a aliviar a ansiedade.

  • Postura da Cegonha (Padahastasana)

Sporty fit woman practices yoga asana Padahastasana - standing forward bend with hand under feet

Como fazer: fique de pé e mantenha os pés e calcanhares juntos. Deixe as mãos descansando nos lados respectivos do corpo e deixe a coluna reta. Inale profundamente e levante as mãos. Expirando lentamente, dobre o corpo para frente. Deixe o pescoço solto e fixe o olhar em seu umbigo. As palmas das mãos devem descansar no chão.

– Durante 10 respirações profundas, mantenha essa posição.

Benefícios: ajuda na digestão e em problemas gástricos; melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro; alonga pernas e coluna; além de reduzir a tensão nas costas, no pescoço e nos ombros.

  • Postura do Triângulo Estendido (Utthita Trikonasana)

Como fazer: afaste as pernas aproximadamente em 5 palmos. Para que o peso do corpo esteja bem distribuído, o pé esquerdo deve estar virado para fora, formando um ângulo de 45º em relação ao direito. Levante os braços na altura dos ombros e, com uma flexão lateral, segure a perna direita próximo à canela. Já o braço esquerdo deve ficar elevado, no sentido do teto. Olhe para a mão que está acima.

– Durante 5 a 8 respirações profundas, mantenha essa posição. Depois alterne.

Benefícios: é indicado para problemas de hipertensão e taquicardia; acalma o sistema nervoso; aumenta a flexibilidade; fortalece os músculos; alonga a coluna e diminui as dores lombares.

  • Postura do Cachorro Olhando Para Baixo (Adhomukha Svanasana)

Como fazer: fique em pé. Inspire profundamente e dobre o corpo para frente, colocando as mãos no chão, posicionando-as na mesma largura dos ombros. É importante manter a coluna ereta. Estique as pernas e coloque uma de cada vez para trás, não dobre os cotovelos e joelhos. É importante inalar profundamente e manter o abdômen contraído. Os olhos devem estar fixados no chão.

– Durante 15 respirações profundas, mantenha essa posição.

Benefícios: desenvolve a flexibilidade das articulações; alonga os músculos da perna e toda a extensão da coluna.

  • Postura Metade do Arco (Ardha Chakrasana)

Como fazer: deixe os pés juntos, as mãos devem estar ao lado da cintura com os polegares apontados em direção a coluna. Inspire profundamente e levante os quadris, o máximo que você conseguir. Para descer para a posição inicial, expire profundamente e inale.

– Durante 10 respirações profundas e lentas, mantenha essa posição.

Benefícios: expande a caixa torácica; proporciona flexibilidade aos músculos; auxilia na regularização hormonal; além de proporcionar mais energia e estímulo ao sistema nervoso.

  •  Postura Reclinada em ângulo fechado (Baddha Konasana)

Como fazer: sente-se e, ao invés de cruzar as pernas, junte os pés e relaxe. Mantenha o tronco erguido e deixe a coluna e cabeça alinhada.

Benefícios: aumenta a flexibilidade na região da virilha; ajuda com as tensões dos ombros; tonifica o interior das coxas e dos joelhos, além de recompor as energias.

  • Postura da Pinça (Paschimottanasana)

Como fazer: sente-se, alongue as pernas, mantendo ambas unidas. Coloque os braços para frente e incline lentamente o tronco de encontro com as pernas. Ao terminar, gire o ombro para trás e por último eleve a cabeça como se fosse se sentar corretamente.

– Durante 10 respirações profundas, mantenha essa posição.

Benefícios: neste caso, a autoconfiança, o autodomínio, a leveza e a humildade são despertadas; auxilia na limpeza dos órgãos internos como fígado, baço, pulmões e rins.

  • Postura da Criança (Balasana)

Como fazer: sente-se sobre os calcanhares, como se fosse ajoelhar no chão. Incline-se para frente, mantendo os pés juntos, e abaixe o tronco. Os braços podem ser esticados para frente ou para trás, do jeito que você preferir.

Benefícios: ajuda a acalmar o sistema nervoso; relaxar o pescoço, as costas e os ombros.

  • Postura de Torção da Coluna Sentado (Ardha Matsyendrasana),

Beautiful sporty fit yogini woman practices yoga asana ardha matsyendrasana - half spinal twist pose isolated on white background

Como fazer: sente-se e estenda a perna direita, flexione a perna esquerda e passe sobre a direita que está estendida. A mão direita deve estar posicionada em cima do joelho esquerdo. A mão esquerda deve estar atrás de você, próxima ao quadril e alinhada com a coluna. Seu olhar deve estar fixado para trás do seu ombro esquerdo. A palma da mão, completamente apoiada no chão e o joelho pode ser usado como alavanca para reforçar a torção.

– Durante 10 respirações profundas, mantenha essa posição. Depois execute o mesmo processo para o outro lado.

Benefícios: alivia tensões na coluna; fortalece os músculos das costas e do abdômen; auxilia nas dores dos ombros e também é indicada em casos de prisão de ventre.

  • Postura Fácil (Sukhasana)

Como fazer: sente-se sobre uma toalha dobrada. Cruze as pernas, coloque as mãos nos joelhos e alongue bem a coluna. Foque em sua respiração.

– Durante 5 ou 10 minutos, mantenha essa posição.

Benefícios: corrige a postura e elimina a ansiedade tanto física quanto psicológica. Ótima postura para introduzir a meditação.

  • Postura do cadáver (Savasana)

Beautiful sporty fit yogini woman relaxes in yoga asana Savasana - corpse pose in studioComo fazer: deite-se num local espaçoso e deixe os braços e pernas soltos num ângulo de 45°. Sua atenção deve seguir essa ordem: dedos dos pés, pernas, quadril, coluna, barriga, braços, ombros, pescoço, testa, olhos, língua e mandíbula. Por fim, concentre-se em sua respiração.

– Durante 5 a 10 minutos, mantenha essa posição. Para finalizar, levante-se devagar.

Benefícios: desacelera a respiração e contribui para a diminuição da pressão arterial.

 

fonte eusemfronteiras

 


 

About Selma Flavio

Selma Flávio – Terapeuta Sistêmica e Vibracional – Partner Internacional Sistema Floral de Bach e outros sistemas florais, EFT (Emotional Freedom Techniques), Taróloga, Constelação Familiar Sistêmica. Formação em Pedagogia, e Educação Transdisciplinar.

Proporciona atendimentos terapêuticos, individuais e grupo, cursos e workshops, em Constelação Familiar e Técnicas Transpessoais.

Maiores informações e agendamentos pelo whatsapp
11-97387.3144 – CTN – SP nº. 0879

www.selmaflavio.com.br
Facebook www.facebook.com/TerapiaDesenvolvimentoPessoal
selmaflavio@gmail.com

Deixe uma resposta